Skip to main content

Importar da China é uma maneira interessante de se destacar na concorrência, sendo essa uma prática muito utilizada pelos empreendedores.

Isso porque, quando a compra é realizada de modo certo, é possível usufruir de uma série de vantagens da importação, dentre elas está a possibilidade de expandir cada vez mais o seu negócio.

Sabendo disso, hoje vamos mostrar para você um guia completo de como começar o processo de importação da China. Veja agora mesmo!

Como começar a importar legalmente da China? Passo a passo completo!

Hoje diversos empreendedores fazem a compra de produtos chineses para revender no varejo, através das suas lojas online.

Afinal de contas, os benefícios deste tipo de transação são diversos quando realizado de maneira correta.

O principal deles, sem sombra de dúvidas, é com relação ao custo-benefício, já que neste país asiático você consegue encontrar mercadorias com valor bem abaixo do que no Brasil.

Aliás, ao fazer a compra na China no atacado, por exemplo, você é capaz de potencializar a sua margem de lucratividade.

No entanto, como importar da China de maneira legal? Existe um passo a passo que você pode seguir, veja:

  • Primeiro você precisa legalizar o seu negócio, tendo ele como objetivo social o exercício da importação e exportação;
  • Em seguida, você deve fazer a habilitação da sua empresa junto ao SISCOMEX, plataforma do governo onde o seu negócio deve se regularizar para começar a importação;
  • Então, você deve ir em busca de fornecedores;
  • Inspeção e auditoria na importação do produto;
  • A seguir, faça um pedido de cotação e estabeleça a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), onde você deve pedir ao seu fornecedor as informações do produto, como valores mínimos e a NCM;
  • Faça a elaboração dos custos, fase essa que possibilita conferir se existe viabilidade na sua importação. O preço de venda inclui o frete, seguro, taxas e tributos, além do valor da mercadoria;
  • Realize a negociação junto ao fornecedor, determinando as condições da operação;
  • É chegado o momento do Licenciamento de Importação (LI), caso seja o caso;
  • Por fim, tenha em mãos absolutamente todos os documentos que possibilitam a liberação da mercadoria, como fatura comercial, certificado de origem, dentre outros.

É interessante mencionar que este passo a passo para importar da China é uma visão geral deste processo, visto que há vários detalhes envolvidos nesta operação, como você já deve imaginar.

Entretanto, em suma, é esta as etapas que você deve seguir para que seja possível importar mercadorias chinesas de maneira legal para o Brasil e abaixo vamos detalhar as principais.

Lei de Maquila

Antes de entender de modo detalhado cada uma das etapas citadas, saiba que é possível importar da China de forma legal através da Lei de Maquila.

Em suma, é uma forma de importação da China através de Portugal, onde é possível contar com investimentos diferenciados que são garantidos pelo governo deste país.

Agora é o momento que você deve estar se questionando: mas como funciona?

A empresa realiza a importação de matéria prima ou secundária, equipamentos e máquinas, pagando apenas 1% do valor agregado, sendo este o tributo para importar.

Então, no momento da exportação para o mercado internacional ou até mesmo regional, há a isenção dos tributos.

De forma prática, o custo de importar através da Lei Maquila podem ser menores em questão de impostos, em especial quando comparado à importação realizada de forma direta para o Brasil.

Além dessa forma, o empreendedor ainda pode pagar menos na importação da China com o ex-tarifário, que de acordo com a Câmara do Comércio Exterior (CAMEX), reduz o percentual do imposto em cima de bens de informática e telecomunicação quando não há produção nacional.

Busca dos fornecedores para importar da China

Como já dito acima, a primeira etapa para que você consiga fazer a importação legal é legalizar a sua empresa, realizar o cadastro junto ao SISCOMEX e, na sequência, encontrar bons fornecedores chineses.

Ora, de que adianta encontra produtos de baixo custo se eles não apresentam qualquer tipo de qualidade?

Pode ter certeza que no mercado chinês há várias mercadorias duvidosas, por isso este país acaba sendo mal visto por algumas pessoas.

Entretanto, assim como todo e qualquer lugar do mundo, por lá há itens de qualidade excelente e de má qualidade, cabendo a você buscar e encontrar os melhores fornecedores.

Uma recomendação interessante é conhecer alguns sites de importação da China, como o Alibaba, Made-in-China, dentre outros.

Então, você deve conferir quais dos fornecedores trabalham com marcas sérias e sólidas no mercado, conferindo posteriormente a reputação e credibilidade deles.

Para tal, vale a pena analisar os comentários de outros clientes, avaliando também o custo-benefício e a capacidade de produção.

Encontrando os fornecedores que você acredita ser confiáveis, solicite uma cotação das mercadorias e converse sobre pedidos mínimos.

É interessante dizer que esta etapa envolve a importação legal da China, mas que essa busca por fornecedores de forma autônoma pode sair custoso.

Aliás, por conta disso é sempre aconselhado optar por trabalhar junto com empresas intermediárias na importação, assim o processo sai bem mais em conta, além de ser extremamente seguro.

Inspeção e auditoria na importação da China

A homologação dos fornecedores funciona com uma espécie de pré-cadastro, onde é realizado uma avaliação e verificação dos parceiros, conferindo se eles são capazes de suprir a demanda da sua empresa.

Desse modo, para importar da China, é essencial que você faça uma análise da documentação do fornecedor como maneira de saber se ele trabalha de forma legal.

Então, realize também uma análise da proposta de valor, conferindo a responsabilidade de profissionalizamos do fornecedor.

Dentro dessa mesma lógica surge a inspeção e auditoria no processo de importação das mercadorias.

Por meio dessa inspeção é possível garantir que a operação seja capaz de atender o que você busca, sem atrasos ou produtos de baixa qualidade.

Este processo de inspeção pode ser realizado antes da produção em si, durante a verificação da carga, durante o carregamento ou até mesmo antes do embargue.

Para que o entendimento sobre esta parte de importar da China se torne claro para você, fique ciente de que há a necessidade da contratação de um profissional para conferir e validar os produtos.

Portanto, aqui surgem as chamadas auditorias de fábrica, onde é possível fazer uma inspeção geral que envolve:

  • Idoneidade – com acesso aos sistemas do governo, é possível conferir sobre as empresas privadas da China;
  • Social – permite conferir as questões sociais da empresa, se ela está em conformidade com o social;
  • Técnica – avalia a confiabilidade, bem como a capacidade de fornecedor.

Esta, com certeza, é uma das partes mais burocrática, porém de fundamental importância, uma vez que possibilita garantir a qualidade dos produtos, conferindo se os mesmos estão em conformidade com as normas.

Viabilidade para importar da China

Tudo que você viu até aqui não é suficiente para importar legalmente da China, a seleção e homologação são apenas uma das fases deste processo.

Ora, é necessário ainda fazer uma análise da viabilidade da importação antes de tomar a decisão da compra.

Em suma, se trata de um estudo onde o empreendedor é capaz de ter uma noção real de todas as condições relativas ao processo, desde as questões legais, mercadológicas e gerenciais.

Portanto, através dessa análise de viabilidade se torna possível conferir os riscos existentes na importação, bem como os custos de produtos, logística e tributos.

Inclusive, tudo isso é feito a partir do tipo de importação que foi escolhida por você.

Feito essa análise, o empreendedor é capaz de ter uma visão mais clara sobre importar da China.

Como resultado, ele consegue aproveitar da melhor maneira as oportunidades, evitando despesas desnecessárias e garantindo a sustentabilidade da operação.

Aliás, dentre deste tópico de viabilidade da importação da China há dois fatores essenciais a serem analisados:

  • Certificação de produtos;
  • Planilha de custos.

Certificação dos produtos

Algumas mercadorias só podem ser vendidas no Brasil se tiverem certificados, sendo que este é um dos detalhes que você deve analisar antes de realizar a sua importação.

Isto porque, existem produtos que precisam diretamente da aprovação do Inmetro, do Mapa, da Anvisa e de outros órgãos.

Para facilitar, confira abaixo alguns exemplos comuns de produtos que precisam de aprovação:

  • Brinquedos – alguns brinquedos precisam passar por um processo de certificação do Inmetro;
  • Artigos de beleza – em especial maquiagens, que dependem diretamente da análise da Anvisa para garantir que o artigo seja seguro e que não gere qualquer tipo de dano a saúde dos brasileiros;
  • Produtos para cachorros – estes por sua vez precisam da certificação do MAPA, como é o caso de cosméticos para cachorros, produtos de utilização veterinária, etc.

Planilha de custos

Por fim, dentro da viabilidade para importar da China você ainda deve desenvolver também uma planilha de custos, responsável por comprovar que faz sentido sim a importação.

Caso seja necessária, este documento também servirá para contribuir para a precificação das suas mercadorias.

Sendo assim, entenda o que considerar para o cálculo da sua importação:

  • Tributos – aqui estão o Imposto da Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, COFINS, CIDE, ICMS e PIS/PASEP;
  • Despesas aduaneiras – despesas com liberação, frete interno e externo, armazenagem, movimentação portuária, dentre outros;
  • Frete e seguros, sendo este último obrigatório para produtos de translados;
  • Medidas compensatórias e de salvaguarda.

Questões burocráticas para importação da China

Por fim, um dos detalhes que você deve se atentar, obviamente, para fazer a sua importação da China é com relação a toda a questão burocrática envolvendo este processo.

Agora que você já escolheu as suas mercadorias, encontrou bons fornecedores e conferiu que a transação é viável.

Inclusive, agora estar negociando com o vendedor e, do nada, de repente percebe que existem documentos e obrigações a serem cumpridas.

Para evitar erros nas questões burocráticas, é importante que você saiba exatamente quais os documentos devem ser apresentados durante a importação.

Ao contrário do que se acredita, o documento não é obrigação apenas do fornecedor, você precisa estar precavido para evitar dores de cabeça também.

Portanto, com isso em mente, confira os documentos que você precisa ter para que a sua carga chegue no Brasil e na sua empresa:

  • Certificado de origem, emitido pelo fornecedor;
  • Romaneio;
  • Proforma invoice;
  • Fatura comercial;
  • Licenciamento de importação (LI);
  • Declaração de importação (DI).

Como a RIX – Real International Export vai te ajudar a importar da China?

Aqui você conferiu todas as etapas envolvendo a importação da China e, como deve ter percebido, são questões bem burocráticas que estão diretamente ligadas a este processo, não é mesmo?

Afinal de contas, há vários detalhes que devem ser atendidos e cumpridos para que tudo ocorra da melhor forma possível.

E, como você já deve imaginar, quanto maior é a quantidade de produtos a serem importados, maior é também a complexidade desta operação toda.

Dentro dessa realidade, para evitar problemas e tornar a importação um sucesso, conte com a RIX – Real International Export, pois oferecemos uma série de serviços, como:

  • Documentação comercial traduzida;
  • Inspeção da mercadoria;
  • Estufagem de contêineres;
  • Guia de fábricas;
  • Prospecção e muito mais.

Desse modo, você não vai precisar se preocupar com as questões burocráticas de importar da China, já que tudo que envolve muitos detalhes e especificações serão de nossa responsabilidade.

A partir disso, você pode se preocupar apenas com o seu negócio e com a tomada de decisão que envolve o crescimento da sua empresa, como os processos internos, por exemplo.

Conclusão

Com este guia completo para importar da China você deve ter notado que o comércio chinês é bastante interessante para os empreendedores que querem crescer.

Afinal, ele permite a compra de produtos e matérias primas por preços menores, possibilitando assim a venda com grande lucratividade e o crescimento das empresas brasileiras.

No entanto, a importação não é tão simples, há muitos detalhes e especificidades que devem ser atendidas.

Então, para tornar tudo mais simples, eficaz e menos burocrático, a RIX – Real International Export possui especialistas que podem garantir o sucesso da sua importação.

Sendo assim, não perca tempo: entre em contato conosco, confira nossas soluções e comece a expandir a sua empresa.

Leave a Reply